• carolinebastos7

Machine Learning: ética e desafios da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma tecnologia de conhecimento que tenta criar e desenvolver artefatos tecnológicos que possam, de alguma forma, emular e simular o comportamento humano e/ou nosso processo de decisão.

A área de pesquisa em IA é bem recente: a primeira vez que o termo foi utilizado foi em 1956. Em1950, Alan Turing escreveu um artigo acadêmico chamado “Máquinas podem pensar”. Desde lá, essa tecnologia vem sendo estuda e utilizada cada vez mais e, por conta disso, devemos ter um avanço ainda maior no futuro. Será difícil existir alguma área do conhecimento que não será impactada com essa tecnologia, portando, ela não deve ser vista apenas como uma ferramenta, mas sim algo que vai causar uma transformação de impacto muito grande.

Um exemplo de IA bastante popular hoje em dia seria a Alexa ou a Siri, ferramentas essas com as quais se tem uma interação que usa a linguagem natural, que é a interface mais natural do ser humano. Interações como essas podem ser utilizadas em diversos ambientes: desde a sala de aula até com cálculos complexos.

No entanto, o viés da máquina abre uma discussão bastante profunda sobre a ética, a transparência e a justiça no uso dessas ferramentas e este será o desafio da IA para os próximos anos.

Diogo Cortiz, Especialista em Design e IA, Ceweb.br/NIC.br


CONIP JUDICÁRIO 2020 - ACONTECEU 01 A 04 DE DESEMBRO DE 2020



1 visualização0 comentário